sexta-feira, 8 de abril de 2011

Hipertexto no contexto educacional

Reflexões sobre o texto original de Maria Helena Pereira Dias



O hipertexto seria um “texto produzido conjuntamente”, há uma reconfiguração do papel de autor-escritor e do usuário-leitor, alterando a idéia de posse e autoria de um texto “ilhado” com significado único.
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.
O leitor do hipertexto torna-se participante em relação ao processo de aquisição do conhecimento: é facultado elaborar livremente, sob a sua responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos, acrescentando comentários. Exemplos de hipertexto: sites, blogs, googlesite.
Vantagens do uso do hipertexto na educação:
O hipertexto no contexto educacional deve ser cuidadosamente planejado.
As vantagens do uso do hipertexto segundo o autor seriam:
Facilitar o ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e de descoberta (usuários participam ativamente do processo de busca e construção do conhecimento);
Atender as diferenças individuais quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse (espaço transicional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos);
Para os professores:
Organizar materiais diferentes de várias disciplinas ministradas simultaneamente;
Recompor colaborações entre as diferentes turmas de alunos;
Planejar de forma eficiente o desenvolvimento dos cursos a distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos;
Tornar realidade a abordagem interdisciplinar dos diversos temas, abolindo as fronteiras que separam áreas do conhecimento.
Dificuldades que podem ocorrer:
Por ter a característica da não linearidade exige atenção redobrada para que o foco da pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, tirando o foco da busca inicial da pesquisa;
Texto eletrônico depende de uma tecnologia emergente, portanto para exploração correta dos recursos, um certo conhecimento da gramática da tela que oriente a escrita é necessário.

Acreditamos que uma reflexão e discussão maior deveriam ser realizadas entre os professores “desconhecedores” e “usuários” destas novas tecnologias como ferramentas pedagógicas. Percebemos que muitas seriam as vantagens do uso em sala de aula desta ferramenta, mas deveríamos pensar também naqueles educadores que estão mal equipados para lidar com essas novas configurações culturais.
Como cita a autora:
A partir de uma perspectiva que reconhece o deslocamento do sujeito e de sua consciência do centro do mundo social, que encara a linguagem e os discursos que definem a realidade como constante movimento é que vamos encaminhar com maior propriedade uma reflexão sobre as denominadas tecnologias educacionais e, mais especificamente, sobre o hipertexto, uma nova forma de produção e transmissão cultural.
Questões citadas no texto pela autora, tais como: Quem são os alunos? Quem são os professores? O que e de que forma compete a escola ensinar? Devem ser mais aprofundadas.

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