sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como ensinar a ler a quem já sabe ler

Reflexão sobre o texto, “Como ensinar a ler a quem já sabe ler – Leu, mas não entendeu: um problema que costuma explodir na universidade" – Marlene Carvalho, Mauricio da Silva.”


Os autores procuram com o texto desenvolver uma reflexão sobre o uso e ensino da leitura na graduação e pós graduação, uma pedagogia de leitura para o estudante universitário é possível e necessária. Que os alunos sejam capazes de ler para aprender.
Para tanto ao inicio do texto abordam os mitos da leitura obrigatória de capacidade informativa do aluno, e que a percepção dos significados seria homogênea para todos os alunos. Mas que de fato esta homogeneidade é inexistente em função das bases heterogêneas prévias das concepções diversas dos alunos. Como citam os autores, o leitor tranporta para o ato de ler seu acervo de experiências , de tal forma que existe uma leitura para cada leitor num mesmo momento e uma leitura diferente para o mesmo leitor, em momentos diversos.

Os autores relacionam alguns equívocos tradicionais dos professores que levam os seus alunos a interpretações incompletas dos textos :
- Extraia as idéias principais do texto: o professor deve direcionar a leitura de tal forma a atingir os objetivos principais da leitura do texto, sem no entanto  direcionar e condicionar em demasia a busca por estes objetivos para não limitar a necessária reflexão critica do alocutário.
- Se não entendeu o texto, leia de novo. Leia e releia até compreendê-lo. Referem os autores que a mera repetição da leitura produz efeito inverso daquele desejado, melhor seria ajudar o aluno a compreender os motivos de sua dificuldade.  
- Se não entendeu o texto o seu problema é de vocabulário. Procure no dicionário todas as palavras desconhecidas. Apontam os autores a necessidade de induzir o aluno a aprender o significado da palavra na sua contextualização, ou seja, o uso do dicionário não será tão eficaz.

Os autores relacionam por fim algumas sugestões didáticas a fim de efetivar o processo de leitura :
1.- Bons leitores não mergulham na leitura sem antes examinar o material. Avaliação da capa, contracapa, fichas bibliográficas, índice, introdução, em suma uma “varredura”. Este é o primeiro passo para abandonar a atitude passiva que caracteriza os maus leitores.
2.- Leitura linear x leitura ativa. Sugere se fazer a leitura em duas formas em grupos independentes em sala de aula sobre o mesmo texto. Uma delas, a linear, é realizada sem instruções do professor com objetivo meramente informativo e jornalístico. Enquanto que na leitura ativa, com o aporte das orientações do professor, o grupo fará a leitura precedida pela varredura, informações colhidas, perguntas individuais dos alunos, e perguntas formuladas pelo professor, e etc. Ao final é traçada a comparação entre os dois métodos.
3.- Contrato de leitura. Nesta modalidade o aluno é levado a refletir o que leu e como leu, dando a ele mais liberdade na escolha dos textos. Avaliando se a proposta é pertinente, suficiente, ou ambiciosa demais. Ou seja o professor deve ajudar o aluno a tornar se um leitor competente.  

Relatório de leitura
Enfatizam os autores que o relatório de leitura não se confunde com o habitual resumo dos textos lidos. O ler para aprender confrontar idéias e tirar conclusões deve ser realizado através de uma leitura reflexiva e critica.

Conclusão
Segundo concluem os autores, o professor universitário, tanto da graduação quanto da pós graduação, é responsável pelo desenvolvimento da competência dos alunos em leitura. É mais comum os professores se queixarem da dificuldade dos alunos com a produção de textos do que com a leitura. Destacam ainda os autores, a tendência dos alunos de esconderem as suas deficiências de leitura, e criticam os professores por que continuam a agir como se todos alocutários tivessem o mesmo nível de compreensão homogeneo.

Um comentário:

  1. Oi Daniel,

    lendo suas considerações, posso dizer que sua fala tem uma profundidade e um sensibilidade aguçada dos processos de leitura, pq como citas como professors somos responsáveis pelo outro. É essa avaliação que altera o sentido de ser um educador, e tornar-se um leitor requer q meu professor tb seja um cara q curta a leitura. E é no cruzar das falas e atitudes do professor que o proprio aluno se espelha.. é a leitura silenciosa do outro...
    Amei!!
    Dirce

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